Setur/RN é um dos cases do livro “Turismo Responsável: resultados que inspiram", lançado na WTM Latin America em São Paulo

O livro traz boas práticas sustentáveis, que servem como referências para o setor, no Brasil, e está disponível de forma gratuita

Voltar Página | SETUR 04/05/2024

Nos dias 15, 16 e 17 de abril aconteceu em São Paulo a World Travel Market (WTM) Latin America, uma das principais feiras de turismo do Brasil, que abre o calendário nacional de atividades profissionais do turismo. Dentro da programação ocorreu o lançamento do livro "Turismo Responsável: resultados que inspiram", lançado pelo Ministério do Turismo (MTur), onde o Rio Grande do Norte apresenta dois cases de sucesso no exemplar, com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur/RN) e o movimento Preserve Pipa, tendo como objetivo de inspirar e promover avanços nas discussões e práticas sobre ações de tomada de responsabilidade no turismo no Brasil.

A secretária de Turismo do Rio Grande do Norte, Solange Portela, relatou que foi muito gratificante ver que as ações da Setur são reconhecidas como um case de sucesso “Em nossas ações junto aos destinos turísticos, seja capacitação ou fortalecimento do turismo local, a temática da responsabilidade sempre permeia tanto o gestor público municipal quanto o empresário. Neste contexto de turismo responsável e sustentabilidade, enfatizamos a importância de adotar práticas sustentáveis em todas as áreas, incluindo o setor público, prestadores de serviços e a população em geral, visando a preservação do planeta".

O exemplar apresenta de forma leve e objetiva um panorama do movimento pelo Turismo Responsável, abordando 10 casos de sucessos brasileiros que, cada um com sua realidade, recorte geográfico, social e tamanho institucional, compartilham e nos inspiram à tomada de responsabilidade e os desafios enfrentados nesta jornada.

Produzido em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Instituto Vivejar, o livro está disponível de forma gratuita e traz 10 exemplos de iniciativas sustentáveis que servem de referência para o setor no Brasil.                                                                                                                                                                                                                                                   “O Rio Grande do Norte vem se diferenciando na adoção de práticas mais responsáveis no turismo. Não por acaso, temos dois casos entre os dez nacionais no livro, e isso é um reconhecimento do trabalho que vem sendo liderado pela Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte e da Emprotur, que desde o começo se conscientizaram da importância do protagonismo do poder público na liderança da mudança em busca de mais impacto positivo no turismo. Nosso objetivo é inspirar e mostrar que qualquer pessoa, empresa ou destino pode se engajar neste movimento e agir”, explica Marianne Costa, autora do livro e fundadora do Instituto Vivejar.

Autores do livro

Marianne Oliveira Costa, Ana Rosa Guimarães Bastos Proença, Gustavo Pereira Pinto e Karina Toledo Solha.

Acesse o LINK e leia na íntegra

O livro "Turismo Responsável: resultados que inspiram" está disponível, gratuitamente, no formato de e-book, pelo link www.turismoresponsavel.tur.br. A publicação faz parte da Coleção Cadernos Aplicados de Turismo, do grupo de pesquisa CETES da ECA/USP.